Site lista as migrações animais mais incríveis do planeta

Seja para encontrar alimentos, fugir de condições difíceis ou se reproduzir, os animais fazem longas migrações, criando incríveis espetáculos da natureza. Para os amantes da vida selvagem, estes fenômenos são ótimos motivos para preparar uma viagem.  Confira as migrações animais mais impressionantes, nesta seleção feita pelo site CNN Travel.

1. Águias Carecas, Canadá
As águias-carecas são a única espécie de águias marinhas endêmicas da América do Norte, e a cada inverno, elas aparecem em grande número perto da cidade de Brackendale, na província canadense da Columbia Britânica. Ali, elas se alimentam dos abundantes salmões que sobem os rios da região, num cenário ideal para avistar as cerca de 1.500 águias que aparecem a cada ano. 

2. Gnus, Tanzânia e Quênia
A migração anual de gnus entre Tanzânia e Quênia envolve mais de 1,5 milhões destes grandes animais, que atravessam grandes planícies para atingir áreas ricas em alimentos. O movimento migratório é constante, num circuito de cerca de 3 mil km, em que, além de gnus, encontram-se zebras, gazelas e leões, entre outros. A melhor temporada para avistar animais nesta migração é entre os meses de junho e julho.

3. Pinguins-imperadores, Antártida

O documentário A Marcha dos Pinguins, de 2005, levou aos olhos do mundo o impressionante espetáculo da migração anual dos pinguins-imperadores. São milhares destes curiosos pássaros, atravessando centenas de quilômetros no frio da Antártida para se reproduzirem. Para quem quer ver esta maravilha da natureza ao vivo, a migração acontece entre final de outubro e começo de dezembro.

4. Borboletas Monarcas, Estados Unidos

Ao longo do ano, as borboletas monarcas encaram uma longa migração entre o México e o Canadá. A cada mês de outubro, milhares delas chegam à região de Pacific Grove, na Califórnia, para se protegerem do inverno, dominando as árvores com sua característica cor laranja.

5. Morcegos, Estados Unidos

A cada anoitecer, entre março e outubro, os céus da cidade de Austin, no Texas, são tomados por centenas de milhares de morcegos. A  colônia destes animais é a maior da América do Norte e colabora com o equilíbrio natural, comendo numerosos insetos. Diariamente, centenas de curiosos se juntam nas calçadas da ponte de Congress Avenue, no centro da cidade, para observsar o impressionante espetáculo.

6. Renas, Canadá e Estados Unidos
A migração massiva das renas da América do Norte impressiona: são mais de 3 mil km entre o Canadá e o sul do Alasca até o Refúgio Nacional da Vida Selvagem, no norte do Alasca, usando diferentes rotas em busca de novos alimentos. O número que chega até a reserva alcança os 100 mil a cada ano, atingindo picos de população durante o mês de junho.

7. Tubarões-baleia, México

Apesar de seu enorme tamanho, podendo chegar a mais de 12 metros de extensão e até 15 toneladas, o tubarão-baleia, maior de todos os peixes, é totalmente dócil e, geralmente, solitário. Por isso, a chegada de centenas destes animais ao Golfo do México, vindos do Caribe, é um espetáculo realmente impressionante. O fenômeno acontece a cada ano entre os meses de junho a setembro, e os tubarões podem ser avistados em excursões ao longo do litoral oeste do México, em destinos como Isla Mujeres.

8. Flamingos, Quênia
Entre abril e junho, o lago Nakuru, a 140 km de Nairobi, capital do Quênia, tem suas águas tomadas pelo tom rosado de milhares de flamingos que chegam para se alimentar das algas encontradas no local. O número pode chegar a 250 mil pássaros, formando um visual único no mundo.

9. Caranguejos Vermelhos, Ilha Christmas

Uma vez por ano, milhões de caranguejos vermelhos nascem simultaneamente no interior da ilha Christmas, na Oceania, e começam uma incrível caminhada até o litoral. Durante o fenômeno, que acontece entre os meses de novembro e dezembro e pode durar mais de duas semanas, as estradas da ilha são tomadas por uma maré vermelha que complica os transportes.

Fonte: Terra
 
Acompanhe as novidades da Personal Travel também pelo Twitter e Facebook.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário