Fuja de aglomerações: dez praias escondidas - e lindas - pelo Brasil      

Riacho Doce - Conceição da Barra

Localizada na divisa entre os estados da Bahia e do Espírito Santo, pertence ao Parque Estadual de Itaúnas, no município de Conceição da Barra. A praia é cercada por dunas, que chegam a até 30 metros de altura e cinco quilômetros de extensão. Um riacho que corta as dunas e deságua no mar motivou o nome da praia. É considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pois as gigantescas dunas escondem a antiga vila de Itaúnas, soterrada entre as décadas de 50 e 70. De tempos em tempos, o vento move as dunas, descobrindo parte das construções. A atual vila de Itaúnas fica a dez quilômetros de lá. Para chegar à praia, a melhor forma é caminhar pelas trilhas monitoradas por guias do parque estadual.            

Praia do Cedro - Ubatuba

Apesar do tumulto de turistas que domina a maioria das praias de Ubatuba, algumas se mantêm escondidas. Com uma caminhada de pelo menos 40 minutos por uma íngreme trilha desde a praia do Tenório, chega-se a uma enseada selvagem, quase intocada, com mar que varia entre tonalidades de azul e verde, e areia grossa e branca. É um paraíso, principalmente para os praticantes de mergulho, que podem desfrutar da água límpida e lajes submersas que abrigam grande variedade de animais marinhos.

Carro Quebrado

Águas límpidas de tonalidade esverdeada, piscinas naturais na maré baixa, falésias multicoloridas, areia clara e muitos coqueirais. Não faltam motivos para colocar essa praia na Ilha da Crôa entre as mais bonitas do Brasil. O mais importante para quem gosta de tranquilidade, porém, é que ela está quase sempre deserta. Distante cerca de oito quilômetros do centro da ilha, tem acesso dificultado por uma estrada de barro praticamente intransitável quando chove. Conta-se que o difícil trajeto deu origem ao nome da praia, com um carro que ficou atolado no caminho e foi inteiramente corroído pela maré.
 

Bonete - Ilhabela

É uma das praias mais bonitas da encantadora Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Povoada por uma comunidade caiçara, por lá não existe energia elétrica ou sinal de celular, sendo um ótimo local para quem busca um pouco de isolamento. O acesso se dá por uma trilha de quinze quilômetros pelo Parque Estadual de Ilhabela, que são percorridos em pelo menos três horas. Entretanto, apesar de dura, a trilha já em si é um atrativo, passando por três cachoeiras, rica vegetação e diversas espécies de animais da Mata Atlântica.
 

Icaraí de Amotada

Uma tranquila vila de pescadores, com praias desertas, piscinas naturais, dunas e coqueirais no concorrido litoral do Ceará. Comparada ao que era a famosa praia de Jericoacoara há 20 anos, Icaraí de Amontada fica a 220 km da capital Fortaleza e segue praticamente intocada, com modesta estrutura para receber os turistas. Quem quiser aproveitar a tranquilidade do local, porém, deve correr. Cada vez mais turistas chegam à região, seja atraídos pelos ventos fortes, ideais para a pratica de kitesurf, ou as diversas outras atrações da região, como o rio Aracatiaçu, Lagoa de Sabiaguaba ou os chamados Lençóis Cearenses, que ficam com as lagoas cheias na época das chuvas.
 

Lopes Mendes - Ilha Grande

Somente de barco ou por uma trilha de cerca de seis quilômetros é possível chegar a uma das praias mais bonitas da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Com três quilômetros de areias brancas e finas e mar transparente (que varia entre tonalidades de azul), o local já abrigou uma das maiores fazendas da ilha. Hoje sua orla é dominada por diversas amendoeiras, que caracterizam a praia, e fornecem sombra aos turistas que chegam até ela. É muito procurada pelos surfistas.

Brava da Almada - Ubatuba

Por uma estradinha de três quilômetros se chega à praia de Almada, em Ubatuba. De lá, uma escadaria leva à Praia do Engenho. No meio dela, uma placa indica o início da trilha, cruzando uma montanha, até a Brava da Almada. Mais escondida, impossível. A caminhada relativamente curta (cerca de meia hora) apresenta dificuldades pela subida e piso escorregadio em dias de chuva. Com tudo isso, são poucos os que chegam à desfrutar desse paraíso praticamente intocado no litoral norte de São Paulo. Cercada pela Mata Atlântica, tem mar claro e agitado, com um riacho límpido desaguando em um dos cantos da praia. Uma plaquinha que lembra os visitantes da importância de preservar a natureza é o único sinal de que algum ser humano já passou por ali.

Boipeba

Mais que uma praia escondida, Boipeba é uma ilha inteira que segue praticamente deserta no litoral baiano. Com 20 quilômetros de praias, tem uma população que resiste ferrenhamente às grandes intervenções humanas. Carros e caixas eletrônicos, por exemplo, não existem por lá. Para chegar, somente depois de um longo passeio de barco. Com isso, o que sobra é uma ilha repleta de natureza, vegetação preservada, envolta por um mar cristalino com tonalidade azul turquesa.

Sancho - Fernando de Noronha

Sim, nós já colocamos esse paraíso em outra lista de lugares imperdíveis. Mas quem resiste a esse cenário? No já distante arquipélago de Fernando de Noronha, uma praia fica escondida por uma falésia alta que limita o acesso. Por terra, só se chega por uma fenda nas rochas. Praticamente deserta, aparece constantemente nas listas de praias mais bonitas do Brasil e do mundo. Não é pra menos: coberta por vegetação nativa, tem areia extremamente branca, mar verde-esmeralda e muitos corais, sendo um dos melhores pontos de mergulho do arquipélago. Na época de chuvas, de fevereiro a junho, duas cachoeiras se formam, escorrendo sobre um precipício. Para complementar o cenário espetacular, de suas areias é possível observar o Morro Dois Irmãos, um dos principais cartões-postais de Fernando de Noronha.

Galinhos

Somente aquele turista empenhado em conhecer os lugares mais remotos do Brasil chega à praia de Galinhos, a 160 km da capital do Rio Grande do Norte, Natal. Lar de uma vila de pescadores de cerca de dois mil habitantes, é acessada somente após um passeio de barco e caminhada, ou com um veículo 4x4 pelas dunas. Como recompensa, há mangues e águas limpas e esverdeadas que encantam os visitantes. No período das chuvas, entre março e julho, uma lagoa de água cristalina se forma em meio às dunas.

Fonte: Bol

Acompanhe as novidades da Personal Travel também pelo Twitter e Facebook.
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário