Dez lagos para contemplar

Do Emerald Lake, no Canadá, ao Huanglong, na China, mergulhe em nossa seleção de lagos ao redor do mundo

Vastos e plácidos, os lagos são porções marcantes da geografia de qualquer território. Na América do Sul, no Equador, o Quilotoa permanece como uma atração pouco visitada, se comparada com as ruínas incas de Quito ou Galápagos, mas é de uma beleza estonteante, que oferece a oportunidade de caminhadas pela natureza. Passeios também são o forte de quaisquer visitas ao Lago Louise e o Emerald, no Canadá. Ambos têm atrações variadas, de acordo com as contrastantes estações do ano. No verão, esportes aquáticos. No inverno, esqui. Do outro lado do mundo, na China, o maravilhoso vale do Huanglong revela uma coleção de cinco lagos coloridos, com matizes que vão do amarelo ao azul turquesa. Por fim, nossa lista com os dez mais bonitos lagos do mundo termina com o maior deles. Cercado por cinco países diferentes, e, e sobretudo, pelo território iraniano, o Mar Cáspio é decisivo na cultura e economias locais. E para os amantes de caviar, uma das mais valiosas iguarias do mundo, um destino imperdível.

QUILOTOA — EQUADOR

O país é um destino com atrações singulares. Pense em Galápagos e nos Andes, por exemplo. Localizado a apenas duas horas de Quito, porém, a cratera do lago Quilotoa é um ponto ainda pouco procurado por turistas. Nem por isso o lago de águas azuis cintilantes, cercado pelos limites da boca de um vulcão extinto, de mesmo nome, deixa a desejar em serviços. Entre dezembro e janeiro, e entre junho e agosto, quando o tempo está mais firme e seco, fica mais fácil vencer o desafio de percorrer as trilhas que levam ao topo da cratera e a outros passeios extasiantes, como o topo do vulcão Cotopaxi.


As modalidades de interesse dos turistas podem ser agendadas previamente nos hostels. O Llullu Llama organiza saídas de um a cinco dias para o topo do Quilotoa, com acomodação e alimentação inclusas. A empresa contratada é a Tribu Trek, que também oferece opções de passeios de bicicleta. O tour leva dois dias e inclui vista para a Cordilheira dos Andes e contato com a população local.

LAKE LOUISE — CANADÁ

O lago fica localizado no Banff National Park, uma área de preservação considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. A paisagem é formada por montanhas cobertas de neve no inverno e de verdes pinheiros no verão. O Louise tem 2,5 km de extensão, por 90 m de profundidade. Entre junho e setembro, é utilizado pelos praticantes de remo. Já quando a temperatura cai, a partir do mês de outubro, e drasticamente em dezembro, transforma-se em um gigantesco rinque de patinação. Saiba mais em banfflakelouise.com.


O Banff National Park, onde fica este belo lago canadense, oferece um sem-número de atrações. Dentre as mais conhecidas no verão estão os passeios pelos desfiladeiros, por meio de flores selvagens que crescem às margens de lagos menores. Há também caminhadas por cachoeiras, lagos e com vistas das margens azuis do Louise.

EMERALD LAKE — CANADÁ

Outra preciosidade na coleção de belas atrações naturais do vasto país, o Emerald, é o maior dos lagos do Yoho National Park, no estado de British Columbia. Os visitantes podem ficar hospedados em cabanas equipadas com churrasqueiras. Mais uma vez, as atividades sobre o que fazer dependem da estação do ano. De novembro a junho, o lago fica completamente congelado e é tomado por praticantes de esqui.


No verão, as pessoas dedicam-se a esportes aquáticos como canoagem e rafting. Tobogãs, piscinas, esguichos e espelhos d’água são as atrações de seu generoso parque aquático (14 dólares canadenses por pessoa, grátis para crianças de até 3 anos; não aceita cartões), com opções de diversão para todas as idades. Saiba mais em emeraldlake.ca.

HUANGLONG — CHINA

O mítico lago fica no Vale do Dragão Amarelo (Huanglong, no dialeto local), próximo ao parque Jiuzhaigou, na província de Sichuan. Localizado a 3 mil metros de altitude, o Huanglong é um vale com lagos de cores vibrantes, apelidados de “Os Cinco Lagos Coloridos”. A pigmentação, de matizes que vão do turquesa ao amarelo, é resultado dos minerais depositados em cada um deles.


A paisagem fica ainda mais dramática quando se avista os templos no topo do vale, de onde é possível observar os impressionantes lagos. A melhor época do ano para conferir a incrível paleta de cores que se forma na paisagem é nos meses de setembro e outubro, devido à abundante incidência de luz. Há aeroporto em Jiuzhaigou e a maneira mais fácil para chegar às margens do Huanglong é de táxi. Encha a sua mochila com comida e água logo na entrada do parque, já que não há nenhum tipo de comércio no caminho para as margens do lago, acessível depois de 4 km de caminhada. Devido ao ar rarefeito, a jornada é desaconselhada para crianças e idosos. Saiba mais emwww.huanglong.com.

BLUE LAKE — AUSTRÁLIA

Localizado no sul do país, no topo do Mount Gambier, na província de Queensland, é um dos quatro lagos remanescentes de erupções vulcânicas da região (dois deles secaram completamente no decorrer dos últimos 40 anos). Embora a paisagem seja estonteante, os visitantes não devem nadar em suas águas, atualmente poluídas devido ao uso de agrotóxicos pelos agricultores da região.

LAGO AZUL — BONITO

Localizada a 18 km do centro da cidade, a gruta do Lago Azul é uma das principais atrações desse paraíso preservado do Estado do Mato Grosso do Sul. De água cristalina, que parece azul quando vista de longe, o lago contém peixes coloridos que podem ser observados com snorquel e, em suas profundezas, até fósseis de animais pré-históricos. Saiba mais em www.portalbonito.com.br.

TAAL LAKE — FILIPINAS

Este lago está situado na província de Batangas, na ilha de Luzon, nas Filipinas. A cratera do vulcão extinto deu origem a um dos mais belos lagos do mundo, e o maior em uma ilha. Por ter sido um dia ligado ao mar, suas águas são o lar de várias versões de espécies de água salgada, como a sardinha e o carango.

LAGO ATITLÁN — GUATEMALA

Considerado o mais profundo dos lagos da América Central (340 m), o Atitlán fica localizado no topo das montanhas guatemaltecas. De origem vulcânica, teve entre seus fãs o escritor Aldous Huxley. Seus arredores são povoados por populações descendentes dos maias, como os Tz’utujil e os Kaqchikel.

MCKENZIE — AUSTRÁLIA

Também conhecido pelo simpático nome de Boorangoora, o lago fica no Great Sandy National Park, a 6,2 km ao sudoeste de Kingfisher Resort. São 1,2 km de extensão por 930 m de largura. Às suas margens, os visitantes costumam acampar e fazer piqueniques e churrascos.

MAR CÁSPIO

O maior lago do mundo, com uma superfície de cerca de 372 km2, não poderia ficar de fora de nossa seleção. Tão vasto e salgado como um oceano, mas circundado por terra por todos os lados, o Mar Cáspio tem margens para a Rússia (ao noroeste), Azerbaijão (a oeste), Irã (ao sul), Turcomenistão (sudeste) e Cazaquistão (nordeste). Com exceção da Rússia, os demais países tem tradição religiosa mulçumana e é importante estar atento aos hábitos locais para não desrespeitar seus anfitriões.


Dois terços da entrada para suas águas ficam em território iraniano, o que faz do Mar Cáspio a mais popular atração turística do país, principalmente para os moradores de Tehran, a capital do país. As cidades de Astara, Babol, Bandar Anzali, Chalous, Gorgan, Rasht e Sar são as maiores cidades às suas margens. Cada uma delas tem belezas e atrações próprias. Babol, a 20 km ao sul do Mar Cáspio, por exemplo, é famosa por seus mercados populares, onde é possível encontrar frutas cítricas, pratos típicos e tecidos. Para os admiradores de caviar, uma passagem por Bandar Azali, na província de Gilan, é obrigatória. Cerca de 70% do caviar consumido em todo o mundo vem do Irã e a cidade é uma das principais produtoras da iguaria naquele país.


Fonte: TIMEOUT

Acompanhe as novidades da Personal Travel também pelo Twitter e Facebook.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário