Sergipe: Cânion do Xingó impressiona pela paisagem

Considerado uma das maravilhas naturais de Aracajú, o passeio percorre o rio São Francisco até chegar às águas cristalinas do Velho Chico.

Abrigando praias de tirar o fôlego, o Nordeste brasileiro é um destino que reserva ótimas opções de atrações turísticas e cenários deslumbrantes. A cidade de Aracaju, por exemplo, capital do estado de Sergipe, tem um dos passeios mais incríveis de toda a região: O Cânion do Xingó, considerado uma das maravilhas naturais que o Brasil oferece.


Para chegar até o Cânion é preciso pegar um catamarã e percorrer o rio São Francisco, com início na cidade de Canindé do São Francisco, situada a aproximadamente 200 quilômetros de Aracaju. Após cerca de uma hora - tempo suficiente para apreciar a bela paisagem natural -, os visitantes chegam, finalmente, ao imponente cânion e podem mergulhar nas águas verdes e cristalinas do Velho Chico. Para chegar até o meio dos cânions, no entanto, é preciso pegar um dos pequenos barcos que ficam por ali, uma vez que as embarcações maiores não conseguem entrar.


Há algumas décadas, a região era seca e toda coberta pela caatinga. Mas, em 1994, as águas do rio foram represadas para a construção da usina hidrelétrica de Xingó, mudando todo o cenário local. Com a subida do leito do rio chegando a quase cem metros, formou-se uma paisagem belíssima, chamada por muitos de "paraíso".


Segundo pesquisadores e geólogos que estudam o fenômeno, o local já foi, há cerca de 65 milhões de anos, o fundo do mar. A partir da divisão das placas tectônicas, uma delas regrediu, deixando uma fenda aberta e criando um novo cenário, o dos cânions. Apesar da beleza e da história fascinante, a região ainda é pouco conhecida pelos turistas, inclusive brasileiros que vêm, aos poucos, descobrindo mais um paraíso em território nacional.


Fonte: MSN

Acompanhe as novidades da Personal Travel também pelo Twitter e Facebook.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário