10 museus em Paris tão incríveis quanto o Louvre


É automático: sempre que ouvimos as palavras museu e França (ou Paris), pensamos no Louvre. A maioria das pessoas que visita o país não sossega até conhecer o local. Entretanto, por mais incrível que seja, existem muitos outros museus e galerias - tão ou mais incríveis - que merecem a visita de quem passa por lá. 



O Musée D'Orsay é um dos museus mais bonitos de Paris. Localizado perto do Louvre, está simplesmente situado no prédio de uma antiga (e maravilhosa) estação ferroviária, construída em 1900. Com a mesma estrutura, porém modernizada, o local é daqueles que nos deixa maravilhados já pela sua história. Aí, para melhorar, o acervo mostra a criação artística ocidental de 1848 até 1914, onde situam-se Manet, Monet, Caillebotte, Cézanne, Renoir, Pizarro e outros. 

CENTRE POMPIDOU
O local é um complexo multicultural que une diferentes formas de arte e literatura. Conta com uma Biblioteca Pública, um centro para música e pesquisas acústicas, entre outros equipamentos culturais.
A arquitetura, que chama atenção, é uma tendência dos anos 70, chamada arquitetura high-tech, inspirada nas grandes indústrias e nas novas tecnologias. Lá, as grandes tubulações ficam aparentes e as escadas rolantes externas e o sistema estrutural de aço também nos remetem a isso. 
É um dos lugares mais visitados de Paris e na biblioteca há uma vasta coleção de livros, acesso gratuito à internet, jornais e revistas de todas as partes do mundo e televisões com canais internacionais.

MUSÉE RODIN 
O Museu foi construído em 1919 no antigo Hotel Biron, com obras do escultor Auguste Rodin, que usou o próprio hotel como sua oficina e, anos mais tarde, doou toda sua coleção de arte para o Estado francês sob a condição de que tinha de transformar o prédio num museu dedicado às suas obras.
Entre os trabalhos expostos, que estão no interior do local e também no jardim, estão desde as esculturas do próprio Rodin, até pinturas de Vincent Van Gogh.

MUSÉE PICASSO
Fundado em 1985 e também localizado em um antigo hotel - o Hotel Salé - o museu parisiense é dedicado inteiramente a obras de Pablo Picasso, inclusive com trabalhos pouco conhecidos e de pouco investimento - o que torna a visita ainda mais interessante.

MUSÉE DE L'ORANGERIE 
Localizada na Place de la Concorde e conhecida pelas obras de Monet chamadas Les Nymphéas, o  Musée de l'Orangerie  é uma galeria focada em arte impressionista e pós-impressionista. O local abriga laranjeiras do jardim Tuileries, o que torna a visita ainda mais linda e gostosa. 

MUSÉE DU QUAI BRANLY
O Musée du Quai Branly foi construído em 2006 e abriga obras da África, Ásia, Oceania e Américas. Além de exposições permanentes, o museu também promove dez mostras temporárias por ano. No último andar ainda é possível jantar no restaurante Les Ombres e admirar a Torre Eiffel

PETIT PALAIS
Perto da famosa avenida Champs Elysées, o local já merece a visita pela sua arquitetura. Para quem ainda não conhece, o Museu foi feito em volta de um jardim semi-circular. Isso mesmo, existe um jardim na parte interna do lugar.
Os espaços de exposição situam-se no primeiro andar, sendo o rés-do-chão reservado, originalmente, aos gabinetes e depósitos. A fachada, linda, tem cerca de 150 metros de comprimento, possuindo ao centro um grande pórtico monumental coroado por uma cúpula. O interior apresenta galerias iluminadas apenas pela luz natural, com o recurso a grandes superfícies vidradas, cúpulas transparentes e uma série de largas janelas, permitindo uma maior integração do
interior com o exterior.

GRANDE GALERIE DE L'EVOLUTION
Um dos museus mais interessantes e incríveis para quem gosta de história, a Grande Galerie de L'evolution reúne obras que se dedicam à história de evolução e da diversidade das espécies. O mesmo local divide espaço com a Galeries d’Anatomie Comparée et de Paléontologie, que é tão interessante quanto e oferece um apanhado dos vertebrados presentes na natureza e os seres vivos que desapareceram do planeta.

FONDATION LOUIS VUITTON
A Fondation Louis Vuitton é uma escultura monumental e recebe a coleção privada de Bernard Arnault, patrão do LVMH, número um mundial do luxo. Partindo desse princípio, nenhum outro local seria tão certo para a função. A proposta é expor poucas obras e renovar sempre.

MUSÉE DES ARTS DÉCORATIFS
O museu fica dentro do Louvre e expõe 150 mil objetos que mostram ao visitante o bonito unido ao útil, ao mesmo tempo em que conta a história da arte decorativa, moda, publicidade, grafismo e também do design.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário