Um golfinho brincalhão levou uma banhista a entrar em pânico na Nova Zelândia, ao tentar fazê-la permanecer mais tempo no mar brincando.
Ambos estavam brincando nas águas da praia de Mahia, no norte da ilha. Passado certo tempo, cansada e com frio, a mulher decidiu sair da água.
Entretanto, o animalzinho não queria parar de brincar e fez de tudo para que ela não voltasse à praia, ela contou, após o episódio.
Frequentadores de um café perto do local escutaram os gritos da banhista por ajuda e arrumaram um barco para resgatá-la. Encontraram-na agarrada a uma bóia.
A mulher, que preferiu permanecer anônima, disse que em nenhum momento o golfinho pareceu ameaçador.
"Eu fui nadar sozinha um tanto tarde, o que provavelmente não foi a decisão mais sábia", afirmou ela ao jornal local Gisborne Herald.
"Brincamos por um tempo, mas quando eu quis voltar ele quis continuar brincando. Eu estava exausta e entrei em pânico."
Moko, o golfinho nariz-de-garrafa do episódio, é um conhecido mascote da área. Ele ganhou fama mundial em março do ano passado ao salvar duas baleias encalhadas na praia. Foi visto guiando os dois outros mamíferos, mãe e filha, ao longo de um estreito canal de água até um local seguro.
Durante o verão, centenas de banhistas se divertem brincando com ele. Mas no inverno, quando a temperatura beira zero graus nas águas do norte da Nova Zelândia, apenas uns poucos se atrevem a encarar o mar vestindo roupas térmicas.
Moradores acreditam que na estação fria Moko se sente solitário e entediado.
Cientistas já expressaram preocupação com o mamífero, que tem cicatrizes causadas por barcos e por um arpão. Segundo eles, de 30 golfinhos "solitários" no mundo, 14 já foram machucados ou morreram como resultado da interação com os seres humanos.
Fonte BBC - 27/07/09
Golfinho brincalhão causa pânico em banhista
GRIPE - H1N1
Muito tem se falado sobre essa gripe, alias, gripe suína, aviária, espanhola, etc.
Todas elas são variações de um mesmo virus, Gripe. Muito alarde para aqueles que conseguiram juntar uma grana e que agora chegou a hora de viajar, as informações que chegam da mídia, contraditórias, especulativas e muitas vezes sem critério assustam e em muito todos, viajantes ou não. Selecionei um arquivo, pdf, que mostra dicas, cuidados e maiores esclarecimentos sobre o fato. Não somos médicos, mas em nossas buscas pela internet descobrimos que por exemplo a tuberculose, dita erradicada e sob controle em nosso país, já matou muito mais gente que a tal gripe. Poderíamos colocar aqui uma dezena de doenças inclusive uma tal de dengue, lembram ? mas esse não é o objetivo.
Queremos sim esclarecer nossos clientes e amigos que investiram em um sonho de viagem, que a gripe é séria e existe. Cuidados devem ser tomados principalmente em relação a higiene pessoal e mais ainda com o seu estado de saúde.
Vamos lêr mais e se esclarecer sobre os fatos tirando o foco da especulação e do pânico que insiste em nos rodear. Os links são:
1 - http://www.mass.gov/Eeohhs2/docs/dph/cdc/factsheets/swine_flu_pt.pdf
2 - Esclarecimentos das operadoras de turismo em relação a reembolso, etc:
http://www.personaltravell.com/gripe.htm
Vamos lêr e tirar as conclusões necessárias mas sobre outro ponto de vista.
Personal Travel