Guia Turístico São Paulo é uma ourivesaria editorial


por Paulo Atzingen
O Guia trata de temas que extrapolam a descrição pura e simples da maioria das revistas e compêndios de turismo

Foto: divulgação



As publicações da editora Empresa das Artes surpreendem porque sempre excedem em conteúdo e forma. E esse elogio não é de graça.

Com um know how acumulado com o lançamento de uma série denominada Descubra o Brasil, com obras de várias capitais brasileiras como Salvador, Curitiba e Florianópolis, a editora lançou na semana passada o Guia Turístico São Paulo Ecológico Histórico e Cultural, na sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo. Já era hora de São Paulo ter um trabalho desse naipe.
Com um rigor editorial que paradoxalmente torna leve a publicação, o guia de 336 páginas funde informação atualizada com distribuição equilibrada das imagens – fotografias de todos os tamanhos que enaltecem o detalhe e superdimensionam as tomadas externas das paisagens paulistas. Boxes com informações complementares, ícones de acesso, índice remissivo, serviços de apoio ao turista, roteiros para uma viagem no interior do Estado de São Paulo compõem essa ourivesaria editorial.

O Guia trata de temas que extrapolam a descrição pura e simples da maioria das revistas e compêndios de turismo - (essas folhas de papel couché e tinta luminosa que circulam por aí com objetivos mais publicitários do que editoriais) -, remetendo seus leitores aos sabores da culinária paulista (Feijão Tropeiro, Afogado), à essência do folclore (Anhangá, Mula sem Cabeça) e às cores das artes plásticas, do artesanato e da literatura. Um mergulho, mesmo que rápido, no Reino das Águas Claras do taubateano Monteiro Lobato.

Como toda obra bem feita, o editor Fábio Ávila muniu-se de licença poética e teve a audácia de incluir no guia receitas genuínas da cozinha caipira paulista. O que poderia aparentar um apêndice de mal gosto, ao contrário, incorporou-se de tal maneira ao guia que deu ainda mais originalidade e equilíbrio à obra, ressaltando-se aí a competente distribuição de imagens, textos e fotos.

Regiões Turísticas

No capítulo destinado ao turismo, o guia mostra os principais atrativos localizados em mais de uma centena de municípios com dicas atuais de passeios, hotéis, pousadas e restaurantes em oito regiões do Estado de São Paulo, que incorporam, por sua vez, 34 (trinta e quatro) regiões turísticas, com mapas e um perfil histórico e cultural das principais cidades de cada uma delas.
A publicação, que tem textos assinados por Débora Menezes e fotografias de Diego Gazola, Fábio Knoll, Stepan Norair Chahinian, teve apoio institucional da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo e patrocínio da concessionária Renovias, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Serviço:
Guia Turístico de São Paulo Ecológico, Histórico e Cultural
Editora: Empresa das Artes
Nº de páginas: 336
Edição: português
Preço de capa: R$ 35,00 (Trinta e cinco reias)
Informações para aquisição do guia: Tel.: (11) 3797.2200 / 8693.8544

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário