Caranguejo gigante é atração do Mercado Central de Santiago

 
A culinária chilena é conhecida por usar os incríveis peixes e frutos do mar pescados no Oceano Pacífico. Um dos mais impressionantes é uma espécie de caranguejo gigante chamada de centolla, que vive em águas profundas. É possível saborear essas delícias em vários lugares da capital chilena, mas um verdadeiro gourmet não pode deixar de visitar o tradicional Mercado Central de Santiago, próximo à estação de metrô Cal y Canto. Restaurantes como Donde Augusto e El Galeón servem saborosos pratos, fresquinhos, fresquinhos. Nesses lugares, uma refeição pode sair R$ 100 ou mais por pessoa. Quanto ao idioma, não se preocupe. A maioria dos garçons fala português muito bem. Endereço: Calle San Pablo, 967. Tel.: 00xx 562 696 83 27.

O edifício começou a ser construído em 1860 e foi inaugurado em 1872. A estrutura de ferro veio de Glasgow, na Escócia. Em 1984, o prédio foi declarado monumento nacional.

Barracas nos corredores do mercado vendem frutos do mar e peixes. Só passe por lá se realmente estiver interessado em comprar algo, já que o cheiro não é dos melhores.

O mais famoso (e maior) restaurante do mercado é o Donde Augusto, onde pode-se comer centolla e salmão.

Os pescados também se destacam no cardápio do restaurante El Galón, como o peixe congrio, encontrado nas águas geladas do Oceano Pacífico.

Salmão assado com purê: uma das refeições mais saborosas do mercado (e preferida dos brasileiros).

A centolla é encontrada a 600 metros de profundidade nas águas do sul do país. O prato médio serve duas pessoas e acompanha arroz, salada, alho frito, azeite e batata frita. Custa mais de R$ 300.

Assim como no Peru, o ceviche também é muito consumido no Chile. O prato leva filé de peixe cortado em tirinhas, pimenta vermelha, cebolinha picada, tomate e abacate.

Ostras gratinadas com queijo: uma iguaria comum nas mesas dos restaurantes do mercado.

A paila marina é uma sopa feita com frutos do mar da região, como chorito, ameija, mexilhão e camarão.

Outro prato típico chileno é o curanto, uma mistura de frutos do mar, carne de vaca, frango e linguiça.

Acompanhe as novidades da Personal Travel também pelo Twitter e Facebook.

Fonte: Terra

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário