Patinação no gelo substitui touradas em arena de Bogotá

Inaugurada em 1931, a Praça de Touros de Santamaria deixou de receber touradas em julho de 2012, mas agora abriga eventos culturais e esportivos

Entre as muitas tradições que a Colômbia herdou dos colonizadores espanhóis, uma das mais presentes na cultura local são as touradas. Não por acaso, Bogotá recebeu inúmeros eventos deste tipo até o começo do século passado, mas sempre em arenas improvisadas, muitas vezes feitas de madeira.
Essa situação só mudou com a construção da Praça de Touros de Santamaria, que hoje abriga inúmeros eventos culturais e esportivos, além de outras atrações. A mais recente, aliás, é bastante inusitada: atualmente uma pista de patinação no gelo ocupa o centro da arena.

Inaugurada em 1931, a obra leva o nome de seu idealizador, Ignacio Sanz de Santamaria. Após conhecer as touradas em uma viagem à Espanha, ele se apaixonou pela prática e gastou boa parte de sua fortuna no empreendimento, como uma forma de atrair grandes toureiros ao país.
Apesar da euforia inicial, os eventos rapidamente perderam público. Seu dono se endividou e foi obrigado a vender o local para honrar seus compromissos financeiros. Mais de uma década depois, seu sobrinho voltou a investir na arena e a revitalizou com uma nova fachada. A iniciativa deu grande impulso à Praça de Touros, que cresceu em importância e foi declarada monumento nacional em 1984.

Tradicionalmente, as corridas de touro eram realizadas em janeiro e fevereiro, reunindo, inclusive, alguns grandes nomes internacionais. O local também abrigou importantes manifestações políticas ao longo da história da Colômbia.
Com o tempo, no entanto, as corridas de touro perderam popularidade, até que em julho de 2012 o prefeito de Bogotá proibiu a realização desse tipo de evento na capital para evitar a exposição dos animais a situações de sofrimento. Ao mesmo tempo em que extinguia o tradicional evento, ele anunciou a intenção de transformar a Praça de Touros de Santamaria em um centro cultural da cidade.

Atualmente, a grande estrutura da arena, que tem capacidade para 14,5 mil espectadores, é utilizada para a realização de shows e eventos esportivos, como o duelo entre Colômbia e Estados Unidos pela Copa Davis de tênis, em 2010. No início de 2013, a praça ganhou uma atração inusitada para substituir as touradas: uma pista de patinação no gelo, que funcionará até o dia 28 de fevereiro.

Serviço

Praça de Touros de Santamaria
Rua 6, entre os números 26 e 50 - Bogotá
Aberta diariamente, das 10h às 21h
Entrada gratuita

Acompanhe as novidades da Personal Travel também pelo Twitter e Facebook.

Fonte: Terra

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário